top of page

Barbosa pode ser eleito à Presidência do Brasil


O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa admitiu nesta quarta-feira, 7, a possibilidade de se candidatar à Presidência da República.


Após solenidade no Supremo, na tarde desta quarta-feira, 7, quando foi descortinado o retrato dele na galeria de ex-presidentes da Corte, Barbosa disse que está refletindo sobre o assunto e que não ignora as pesquisas eleitorais, tendo já conversado, inclusive, com a ex-ministra Marina Silva (Rede) e o PSB, mas disse não saber “se decidiria dar este passo”.


Barbosa admitiu conversas sobre uma possível candidatura, mas negou ter assumido compromisso com qualquer partido.


“Já conversei com líderes de partidos políticos, dois ou três. Até mesmo quando estava no Supremo fui sondado, sondagens superficiais. Ano passado, tive conversas com Marina Silva. Mais recentemente, tive conversas, troca de impressões, com a direção do PSB”, disse.


“Mas nada de concreto em termos de oferta de legenda para candidatura, mesmo porque eu não sei se eu decidiria dar essse passo, eu hesito”, disse Barbosa, deixando no ar a dúvida quanto a se candidatar.


Diretas x Indiretas Barbosa afirmou que “a falta de liderança política e de pessoas com desapego, pessoas realmente vinculadas ao interesse público, faz que o País vá se desintegrando”.


Nesse contexto, Barbosa defendeu eleição direta em caso de vacância da Presidência da República ao dizer "a Constituição brasileira prevê eleição indireta. Mas eu não vejo tabu de modificar Constituição em situação emergencial como esta para se dar a palavra ao povo. Em democracia, isso é que é feito.” “Eu acho que o momento é muito grave. Caso ocorra a vacância da Presidência da República, a decisão correta é essa: convocar o povo”, acrescentou o ex-ministro do Supremo. Barbosa afirmou ainda que deveria ter havido eleição direta após o impeachment de Dilma Rousseff.


“Deveria ter sido tomada essa decisão há mais de um ano, mas os interesses partidários e o jogo econômico é muito forte e não permite que essa decisão seja tomada. Ou seja, quem tomou o poder não quer largar. Os interesses maiores do País são deixados em segundo plano”, disse Joaquim.


Fonte: Nação Jurídica - http://www.nacaojuridica.com.br/2017/06/joaquim-barbosa-ve-possibilidade-de.html


Direito e o Mundo

Vladimir R. A. Pereira



Facebook Direito e o Mundo - https://www.facebook.com/vladimirricardoadv/


Whatsapp Direito e o Mundo - https://chat.whatsapp.com/Cu0eSwRlb9WAnEpdjc04xW ou https://chat.whatsapp.com/6De3REGt8j6Hh7GLw7vOrR



Conheça os Pais Ninja

Nós somos a Sara e o Raimundo...

Posts Destacados
Posts Recentes
Procure por Tags
Nossa Comunidade 

Super mamãe

Rei dos Papais

Cidades dos Bebes

Crianças Artísticas

bottom of page